sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bacalhau Espiritual

Hoje neste feriado em honra de Portugal escolhemos o rei do mar para entrar na nossa refeição.
Eu adoro o bacalhau com natas que já tinha postado por .Mas há medida que vamos crescendo queremos experimentar outros paladares.Eu já tinha comido bacalhau espiritual na casa de uns primos, e gostei tanto que decidi que queria faze-lo eu propria. Por isso puz me a navegar na blogosfera e encontrei no blog da Babette.Não fiz alteração nenhuma e posso dizer vos que ainda estva melhor que o que eu provei.Estava muito cremoso, eu fiquei rendida!!!





Ingr:

  • 600gr. de bacalhau desfiado
  • 50 gr. de margarina
  • 500gr. de cenoura
  • 2 cebolas 
  • 2 dentes de alho
  • 3 pães pequenos demolhados em 3 dl. de leite
  • 1 colh. de sopa de pão ou queijo ralado
 Para o creme:
  • 75gr. de margarina
  • 100gr. de farinha de trigo
  • 1 l. de leite
  • 3 ovos
  • sal, pimenta e noz-moscada
 Confecção:
 Desfiar bem o bacalhau depois de cozido e reservar.Ralar as cenouras e picar as cebolas e os dentes de alho.Numa tigela embeber os pães em pedaços pequenos no leite morno.
Num tacho grande, colocar a margarina, os alhos, as cebolas e as cenouras e deixe alourar por uns minutos.Juntar o bacalhau e ligar bem, deixando apurar por mais um pouco.
Adicione os pães ao preparado, ligar tudo muito bem sobre o lume e reservar.
Numa caçarola pequena, prepare o creme:
Derreta a margarina, junte a farinha de uma só vez e adicione, em fio e mexendo sempre, o leite quente.Deixe levantar fervura e retire do lume, deitando as 3 gemas de ovo e mexendo bem.
Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Divida o creme em 2 partes e junte o preparado de bacalhau à primeira, envolvendo bem.
Bata as claras em castelo firme, e de forma suave,envolva-as na 2ª parte do creme.
Num pirex untado com margarina coloque o creme com bacalhaue alise.Por cima, coloque o creme com as claras.Polvilhe com pão ou queijo ralado.
Leve a forno previamente aquecido a 200ºC, por 15 min. ou até gratinar.

1 comentário:

  1. Mariana:
    Ficou muito apetitoso o teu bacalhau espiritual!
    Obrigada pela referência ao meu blog.
    Votos de muitas felicidades para este teu projecto. Que só saiam coisas boas!
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar